c

Cum sociis Theme natoque penatibus et magnis dis parturie montes, nascetur ridiculus mus. Curabitur ullamcorper id ultricies nisi.

1-677-124-44227 184 Main Collins Street, West Victoria 8007 Mon - Sat 8.00 - 18.00, Sunday CLOSED
Follow Us
Image Alt

Capacidade Motora- Força

Capacidade Motora- Força

Os nossos músculos produzem mais ou menos tensão permitindo assim a estabilidade das estruturas do nosso corpo, o movimento das mesmas e o desenvolvimento das restantes capacidades motoras condicionais (ex. amplitude articular, resistência e velocidade). Desta forma, a capacidade motora Força muscular traduz-se pela capacidade do sistema neuromuscular gerar tensão sobre determinadas condições específicas, podendo essas condições ser a posição do segmento corporal ou do próprio corpo, o tipo de ação muscular (isométrica, concêntrica e excêntrica), o movimento que serve de aplicação à força e a velocidade de execução do movimento. Traduzindo-se em três formas de manifestação (Ativa ou Dinâmica, Reativa e Estática). É através da conjugação das diferentes formas de manifestação de Força muscular que conseguimos realizar todos os movimentos humanos e não com o uso de uma manifestação de força isolada. Somente nas ações estáticas (suster, empurrar contra uma resistência amovível, etc.) é que usamos somente a forma de manifestação de força estática.

Como afirmado anteriormente, o desenvolvimento das restantes capacidades motoras condicionais através da força muscular depende da carga imposta ao corpo humano, do esforço que tem que exercer ao suster, mover ou manter e da duração desse esforço. Mas estes aspectos serão abordados em posts seguintes.”

José Vilaça Alves, 2016